sábado, 30 de maio de 2009

Todos os dias surgem muitas novidades em cosméticos com todo tipo de apelo comercial e aumentam os vendedores que visitam os salões de beleza para oferecer os novos produtos. Os profissionais cabeleireiros são bombardeados com propostas de tratamentos. E os consumidores vivem antenados nas novidades buscando a solução para os seus cabelos. Mas como identificar um bom produto? É importante conhecer a fisiologia do fio e avaliar as propriedades das substâncias que compõem um produto, assim é possível obter melhores resultados acertando na escolha.Isso não nos exime de errar, pois todo nosso conhecimento ainda será insuficiente frente à realidade de que cada indivíduo é uma história e cada fio tem suas particularidades. Faz-se necessário o aperfeiçoamento de técnicas. A necessidade de conhecimento é intensa no mercado atual como saber o que é átomo, molécula, elétrons, como ocorrem as reações químicas, pH, teor de ativo, etc. Saber o que é uma célula, membrana celular, organelas, proteínas, fosfolipídios, etc. Entender como funciona a fisiologia celular, como as células se inter-relacionam, como os sais minerais e as vitaminas atuam na integridade das estruturas não-queratínicas do fio, o papel que desempenha a estrutura espacial de uma molécula, etc. A fibra capilar é constituída por milhares de células repletas de queratina impregnadas de melanina. As células, por sua vez, são compostas por diversas estruturas protéicas e não-protéicas imersas em bicamada de fosfolipídios e, essas células estão unidas entre si por um cimento intercelular composto por ceramidas, ácidos graxos, colesterol e outras substâncias.Os ativos destinados a tratar as estruturas protéicas do cabelo são quatérnios, proteínas de baixo peso molecular, peptídeos e aminoácidos, entre outros. Esses ativos apresentam grupos moleculares similares à estrutura da proteína queratina capilar sendo atraídos por ligações eletrostáticas e têm uma aderência temporária ao fio. Quanto mais poroso, mais o fio irá reter essas estruturas de preenchimento promovendo um aumento na resistência da fibra capilar. Esses ativos formam ponte de hidrogênio com a água que fica retida por muito mais tempo mesmo em dias de baixa umidade do ar promovendo uma hidratação duradoura. Os ativos destinados a tratar as estruturas não-proteícas, ou seja, a membrana celular dos queratinócitos, o cimento intercelular e outras estruturas, são manteigas e óleos vegetais, vitaminas, lanolina, ésteres emolientes e ceras. Atuam promovendo emoliência, maciez, elasticidade e flexibilidade. Polímeros, gomas, silicones, poliquatérnios e proteínas hidrolisadas, entre outros, atuam formando um filme que se deposita sobre as cutículas provendo mais brilho, maciez e sedosidade.Todas as mulheres querem os cabelos macios, sedosos, brilhantes e saudáveis. Algumas querem os cabelos lisos; outras, cacheados ou ondulados. Entram em ação os relaxantes e alisantes capilares. Hidróxido de sódio, guanidina, tioglicolato de amônio, tioglicolato de etanolamina, etc., mas afinal qual usar? Qual a melhor técnica de aplicação? Qual empresa fornece o melhor produto? Como fazer um bom diagnóstico do fio já que não podemos fazer exames laboratoriais tais como os médicos fazem antes de realizar uma cirurgia em seus pacientes? Os cabeleireiros são verdadeiros cirurgiões plásticos do cabelo que operam microscopicamente vendo apenas o sistema macro. É muita responsabilidade. É um compromisso que exige muito conhecimento prático e teórico, saber diagnosticar o fio durante todas as etapas do processo, além da percepção, pois o produto químico não pensa, ele reage com seu substrato. Enfim, o maior aliado do cabeleireiro no momento da escolha do melhor produto para o seu salão é o conhecimento.

Por Concepción ToninPerfil: Formada em Farmacêutica Industrial, com especialização em Cosmetologia pela Unesp, Mestre em Ciências Químicas pela Universidade de Franca, no Estado de São Paulo, e em Estética Facial e Corporal pelo Senac, é responsável pelo setor de desenvolvimento e controle de qualidade da Di Fiorenna Indústria Cosmética.

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