quarta-feira, 10 de junho de 2009

Atenção!!! Cuidado com os produtos que prometem substituir o formol...
Há neste momento um grande rebuliço entre os profissionais cabeleireiros, uma vez que a Anvisa de forma mais rigorosa fiscaliza o uso do formol. É preciso estar muito atento aos produtos que tem a promessa de obter resultados semelhantes.
Foi apresentado ao mercado algumas linhas que contém o Glutaraldeído, tão ou mais nocivo à saúde quanto o formol. Já se ouve falar em casos de descolamento de retina e intoxicação respiratória.
Portanto, na busca pelos melhores resultados técnicos e financeiros, vale a pena lembrar dos princípios ativos de química utilizados à anos ; Thioglicolato de Amônia, Hidróxidos de Sódio, Cálcio,Lítio...
A segurança, a confiabilidade e a credibilidade não podem ser substituidos assim tão facilmente.
Como dizia minha avó: "O BARATO SAI CARO" , sábia velhinha...

Glutaraldeído, glutaral, aldeído glutárico, pentano-1,5-dial ou 1,5 pentanedial é um dialdeído saturado, com um odor pungente, usado em desinfetantes e esterilizantes ambulatoriais e hospitalares. Possui fórmula química C5H8O2.
Embora seja usado em ambiente médico, é tóxico, causando severas irritações nos olhos, nariz, garganta e pulmões, juntamente com cefaléias, sonolências e vertigens.
Glutaraldeído é um líquido oleoso a temperatura ambiente (densidade 1.06 g/mL), e miscível com água, álcool, e benzeno. É usado como um fixador de tecidos em microscopia eletrônica. É empregado como um fluido de embalsamamento[1], é um componente de soluções de curtimento de couros, e ocorre como um intermediário na produção de certos produtos químicos industriais. O glutaraldeído é frequentemente usado em aplicações bioquímicas como um reativo para aminas homobifuncional reticulador ("cross-link")[2][3][4]. O estado oligomérico de proteínas pode ser examinado através desta aplicação.
Glutaraldeído monomérico pode polimerizar por reação de condensação aldólica produzindo poli-glutaraldeído insaturado alfa,beta. Esta reação usualmente ocorre em valores de pH alcalinos.

Um comentário:

  1. ola,me ajude comprei um produto sem que soubesse que continha esse tal de glutaraldeido.O que fazer ?

    ResponderExcluir