sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fique atento!!!

Se perguntar ao profissional cabeleireiro o que está colocando em suas madeixas e a resposta for evasiva , não realize o processo. Se ele prefere não responder , pode estar trabalhando as margens do profissionalismo. Sua saúde está em primeiro lugar, faça valer o seu direito.
  • Se os fios vão ficar lisos, tem química.
  • Se não alisar é tratamento.
  • Se não tem química, mas alisa, pode ser formol ou glutaraldeído.

Proibida escova progressiva com formol no Estado do Rio:

"Será enviado ao governador Sérgio Cabral o projeto de lei 251/07 que proíbe o uso de formol em escovas progressivas e tratamentos similares nos salões de beleza localizados no estado.O texto, aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Rio nesta quinta-feira (12/03), estabelece ainda que os salões devem se basear nos percentuais autorizados pela Anvisa ao manipular quaisquer produtos químicos.Estes limites serão expostos em tabela em local visível, inclusive quando for feito uso dos produtos tioglicolato, guanidina ou amônia. "Com a proposição, faremos com que estes estabelecimentos tenham ao menos, em locais visíveis, a informação do quantitativo de produtos químicos utilizados em seus atos, prevenindo assim todos os consumidores", disse o autor da proposta, deputado Dionísio Lins (PP), que lembrou casos de acidentes com produtos químicos em tratamentos capilares. A proposta encarrega os Poderes Executivos - estadual e municipais - a fiscalizar seu cumprimento. As punições por descumprimento serão definidas de acordo com o que determina a Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias locais. O governador terá o prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto de lei. Fonte: Sidney Rezende"


Verdadeiros Princípios Ativos de Alisamentos:
Thioglicolato de Amônio ou Ácido Thioglicólico
Esquematicamente falando, trata-se de uma reação eletroquímica que provoca transferências de elétrons, de um átomo de uma molécula para um átomo de uma molécula. O redutor fornece os dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separam a ponte de dissulfeto em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo.Entendeu? Nem eu... rss.. Vou simplificar.Dissulfetos são dois átomos de Enxofre, que formam a base do fio. Nos cabelos cacheados essas pontes salinas são ligadas de forma irregular. O Tioglicolato separa essas pontes salinas para depois religa-las alinhadas.O Neutralizante a Base de Bromato de Sódio ou Peróxido de Hidrogênio religa 70% dos dissulfetos com a nova Estrutura (Liso ou Cacheado). Os outros 30% são religados durante as 42 Horas de Repouso dos Fios, sem lavar, molhar, Prender ou Colocar para traz das orelhas.Os Tioglicolatos Rompem a Ponte Salina. Agem na Cistina e Transforma em Cisteína, permitindo modelagem, quer dizer que o Tioglicolato também serve para fazer Permanente. O Tio também é compatível com coloração.A Cistina representa 36% da composição da queratina e é responsável pela resistência e forma do fio. O Tio é o ativo que danifica menos, porém encontra grande resistência em fios grossos. 90% das Escovas Definitivas são processadas com o Tioglicolato, é um processo demorado, mas que garante um efeito de liso mais natural.

Hidróxido de Guanidina
A maior caca que eu li a respeito da Guanidina foi uma profissional do Rio de Janeiro dizer que a Guanidina não age na estrutura do fio. Os Hidróxidos, incluindo o Sódio e o Lítio, retiram uma molécula de Dissulfeto. Transformando a Cistina em Lantionina. Não podendo ser modelado, as pontes salinas não ficam bem ligadas por que perderam uma conexão, os fios ficam com um corpo sem o esqueleto.Guanidina é o nome dado à mistura de Hidróxido de Cálcio e Carbonato de Ganidina. Essa mistura é mais potente que o Tioglicolato na quebra de ligações de Cistina, mas é menos potente que o Hidróxido de Sódio e Lítio. Essa mistura não é vendida pronta, o profissional tem que dosar muito bem, pois o cálcio em demasia causa ressecamento e quebra.É indicado para cabelos virgens ou que já tenham sido processados com essa base, seja crespo, afro, grosso e resistente. Os fios trabalhados com a Guanidina podem ser tonalizados com produtos sem amônia para não interferir na estrutura interna. Se utilizar coloração nunca usar oxidante com volumagem maior que 20.Não se recomenda fazer luzes pois o ressecamento causado pela perda de proteína durante o processo é potencializada com a oxidação.

Hidróxido de Sódio

É uma das bases mais utilizadas, tem ação intensa, pois tem grande potencial de quebra de ligações de cistina, possui moléculas menores e por isso penetram mais facilmente na fibra. Oferece um alisamento mais rápido. Seu componente principal é a Soda Caustica, sim é a mesma que se usa para desentupir pia, o profissional para trabalhar com sódio deve ser habilidoso porquê ele favorece a perda de proteína e ainda rouba água da fibra aumentando o ressecamento.É extremamente proibido descolorir cabelos processados com Sódio e aplicar sódio em cabelos que já foram descoloridos e hoje tenham coloração.Nunca omita essas informações para o profissional, pois você pode sofrer as conseqüências.

Hidróxido de Lítio

Altamente reativo, agressivo e de reação ultra-rapida. Apesar da sua alta velocidade, o Lítio é menos utilizado do que o Sódio por ser mais caro.O uso é restrito a cabeleiras que não possuem coloração, nem descoloração e muito menos que tenham sido processadas com outros ativos.Assim como os outros hidróxidos, o Lítio tende a ressecar muito, por isso o cuidado deve ser redobrado na hora da hidratação e acompanhamento profissional.


Em respeito a si mesmo e ao cliente que se senta à frente de seu espelho, é obrigação de todo o Profissional Cabeleireiro, estar sempre em busca de novas técnicas e produtos, porém ,tomando como base o seu conhecimento, avaliar de forma criteriosa cada uma destas novidades...Sucesso a todos!!!

Um comentário:

  1. Esse texto é parte de uma matéria do blog www.euamocabelo.com.br, favor citar a fonte.
    Grata,

    Carla Figueira
    Eu♥Cabelo

    ResponderExcluir